Seja bem vinda(o) Clínica dependentes Iluminada ?
Nossos Tratamentos dependentes químicos!

 “O dependente químico em recuperação é a pessoa que tem uma doença incurável, por isso o dependente químico está em recuperação pela vida toda”, é como se fosse um diabético, não tem cura.

Na doença da Dependência química não existe culpado, somente responsável, a culpa termina nela própria, e a responsabilidade começa nela própria. Não sou culpado pela doença , mas sou responsável pelo tratamento e o estar em recuperação. O primeiro passo para estar em recuperação é parar de usar, não podemos esperar que algo funcione para nós se as nossas mentes e corpos ainda estiverem intoxicados pelo álcool e outras drogas.

O Tratamento drogas e alcoolotra que só visa a libertação física, o deixar usar as drogas, corre o risco de que nas adversidades, recorrer à ‘mesma solução’ que é usar drogas, pois não ocorreram as mudanças interiores, ou seja o dependente disponha a buscar ajuda no seu interior, para descobrir um novo caminho que igual a um projeto de vida para resgatar-se como ser-ao-mundo.

Em um projeto de vida é fundamental que seja em direção ao outro, ou seja que o outro esteja presente.
Tratamento é pensar na vida a fim de resgatar de forma autêntica a experiência do EU e do NÓS.
No fundo tratar é o dependente recomeçar a gostar de si mesmo, é valorizar a vida. Mudando a si, ao mesmo tempo muda seu posicionamento no social.

O psicólogo Carl Rogers demonstra que em todo organismo, em qualquer nível, existe um movimento em direção ao crescimento. Esse processo é denominado de tendência de realização.

Esta tendência de realização pode ser impedida, mas não destruída, a não ser que se destrua o organismo. Por isso afirmamos categoricamente que a drogadição não é uma condição sem esperança, e que existe o tratamento e o estar em recuperação.

O dependente químico em recuperação, quando para de usar apresenta a síndrome de abstinência . Sendo aguda e aparece em horas ou dias, sendo demorada e aparece após meses ou anos.

O dependente químico após período de tratamento e ao estar em recuperação, começar a construir a sua auto estima através dos seguintes itens

” a minha recuperação não é para as pessoas e sim para eu ter equilíbrio na minha vida – sincero e      onesto” – não utilizar a manipulação – vá com calma, mas vá – estabelecer e cumprir as metas – ser assertivo – quando do ressentimento se perdoar – evitar amigos da ativa, hábitos, lugares, idéias e diversões – trabalhar o bom humor – evitar o isolamento – ame-se, seja seu melhor amigo – escolher a felicidade – identificar as suas forças – ter um sistema de valores racionais – referir-se a si mesmo com nomes positivos – colocar limite para as críticas destrutivas – melhorar-se, tentar coisas novas – decidir qual o meu valor – respeitar seu corpo com alimentos nutritivos e exercícios – meditar, orar, relaxar, tirar tempo para si mesmo.

” O dependente químico em recuperação, na condição de pessoa tem inúmeros direitos pessoais, destaco o seguinte – dependendo da maneira que trato as pessoas, tenho o direto de exigir coisas dessas pessoas como por exemplo”
A recuperação começa com aplicação dos princípios espirituais contidos nos DOZE PASSOS dos grupos de mútua ajuda [ AA – ALCÓOLICOS ANÔNIMOS , NA – NARCÓTICOS ANÔNIMOS ], em todas as áreas da vida.

Ir as reuniões de recuperação dos grupos de mútua ajuda, aprendemos o valor de conversar comoutros dependente químico que compartilham dos nossos problemas, esperanças, metas, e reconhecemos que um dependente químico pode compreender e ajudar melhor outro dependente químico.

Na recuperação o dependente químico além de freqüentar as reuniões dos grupos de mútua ajuda, deve fazer terapia com psicólogos, porque a psicoterapia visa ajudá-lo a se conhecer melhor, e ajudar no combate ao hábito obsesivo e compulsivo da doença.

Em recuperação serão apresentados princípios espirituais, como a rendição que é a aceitação da nossa doença e começamos a acreditar, a um nível mais profundo,que também nós podemos nos recuperar e ficamos abertos à mudança , verdadeiramente ocorre a rendição. A rendição significa que não temos mais que lutar. Estamos dispostos a fazer o que for necessário para ficarmos limpos e abstinentes, a tentar um novo modo de vida e até a fazer do que não gostamos.

Quando a vida do dependente químico parece estar a cair aos pedaços, ele concentra-se nas bases do programa dos DOZE PASSOS, e em ver que a rendição é que a vitória, está em admitirmos a derrota perante a drogadição. O vazio deixado pela drogadição é preenchido através da prática e da vivência dos DOZE PASSOS.

Quando o dependente químico admite a sua impotência perante as drogas e que tinha perdido o domínio da sua vida, o dependente químico abre a porta para que um Deus maior que nós nos ajude. Não é onde estávamos que conta, mas para onde estamos indo que importa

Colocamos a vida espiritual em primeiro lugar e aprendemos a usar esses princípios espirituas como a paciência, tolerância, humildade, mente aberta, honestidade e boa vontade nas nossas vidas diárias. São atitudes novas que nos ajudam a admitir os nossos erros e pedir ajuda.

Em recuperação os fracassos são apenas contrariedades temporárias, as crises são, assim, oportunidades para fazer crescer a bagagem de vida, de se ficar mais sábio e para aumentar o crescimento espiritual.

Aprendemos que os conflitos são parte da realidade, e aprendemos novas maneiras de resolvê-los, em vez de fugir deles. Aprendemos que, se uma solução não for prática, ela não é espiritual.No passado, transformávamos as situações em problemas; fazíamos uma tempestade de um copo d’água.

Foram as nossas grandes idéias que nos trouxeram aqui. Em recuperação, aprendemos a depender de um Deus maior do que nós.

Não temos todas as respostas ou soluções, mas podemos aprender a viver sem drogas e um novo modo de vida. Podemos nos manter limpos e apre ciar a vida como ela é, se nos lembramos de viver SÓ POR HOJE.
Em recuperação, nos esforçamos por sentir gratidão,pela contínua consciência de Deus. Sempre que nos encontamos com uma dificuldade que achamos que não conseguimos resolver, pedimos a Deus que faça por nós o que não podemos fazer.

O crescimento espiritual é um processo contínuo. Experimentamos uma visão mais ampla da realidade, à medida que crescemos espiritualmente.

É possível que o dependente químico em recuperação esteja extremamente doente mentalmente e ainda assim possua uma `vontade de crescer’ muito forte, neste caso, a cura realizar-se-á , através da espiritualidade.

Espiritualidade é a qualidade do relacionamento com que ou com o que é mais importante na minha vida.
Eu sou o mais importante, sou eu que persigo essa qualidade de vida, que é formado pelos relacionamentos que tenho com os pontos da minha vida, que são os seguinte.